Na palestra que proferiu dia 25 de novembro de 2010 na sede do Curso de Estruturas e Ciências Moleculares (CECM/USP), o Professor John Wilbanks destacou a importância da Science Commons na promoção do acesso aberto a dados científicos. Tornar a pesquisa científica aberta e reutilizável por meio da integração de dados científicos, que hoje se encontram fragmentados, é o principal objetivo da Science Commons.
A Science Commons (SC) é um projeto da Creative Commons (CC), uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o compartilhamento e a colaboração disponibilizando licenças flexíveis para obras intelectuais.
Fundada em 2005, a SC atua na produção e promoção de licenças e métodos para facilitar:
- o acesso aberto a publicações;
- o intercâmbio de material científico;
- a abertura técnica e legal de bancos de dados;
- acordos sobre o uso compartilhado de patentes.
Parceiros da SC incluem: Biomed Central, PLoS, Sage Bionetworks, MIT OpenCourseWare, Addgene, entre outros, além do apoio de empresas tecnológicas e fundações científicas.
Como participante do evento, o Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (DT-SIBi) foi representado pelas bibliotecárias Eidi Raquel Abdalla, diretora da Divisão de Gestão de Projetos, e Elisabeth Dudziak, também do DT-SIBi, que divulgaram o movimento em prol do acesso aberto promovido na Universidade de São Paulo ( https://www.acessoaberto.usp.br ).
Para maiores informações sobre a Science Commons acesse o link: http://sciencecommons.org/about/