A partir de uma solicitação da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, um grupo de professores e representantes do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) vem se reunindo desde abril de 2009 para discutir uma política institucional de informação para esta instituição. A formalização e resultados dos encontros se deram por meio de proposta de projeto atendente ao edital Finep/PCAL/XBDB nº 001/2009, para apoiar as instituições públicas de ensino e pesquisa brasileiras na implantação de repositórios institucionais e publicações periódicas de Acesso Aberto.
A proposta submetida pela USP – e aprovada em agosto de 2009 pela Finep – visa introduzir e sistematizar a discussão sobre uma política institucional de informação na USP, bem como sobre o papel dos repositórios institucionais locais, de modo a aumentar a visibilidade, o acesso, a utilização e o impacto da produção intelectual (acadêmica, cultural, científica e tecnológica).
De modo a atingir tal objetivo, respeitando-se a complexidade e o tamanho da USP, considerando-se o tempo de maturidade e consolidação do conhecimento e da mudança de cultura decorrente do autoarquivamento, este projeto adotou, como ponto de partida, a implementação da política e inserção de produção científica no repositório institucional a partir das seguintes unidades piloto: ECA, Each e a FMVZ. A experiência, conhecimento e feedback obtidos nas unidades piloto servirão de base para estender, futuramente, o repositório às demais unidades da USP.
Como primeira atividade, ficou definida a importância e premência de manter um site informativo e de referência sobre o Acesso Aberto, em que o corpo docente, discente e de funcionários da USP pudesse buscar, acrescentar e compartilhar informações sobre o tema.
A equipe do projeto Finep que ora se inicia na USP, portanto, é também responsável pelo desenvolvimento do site.