Agências de Fomento: apoiam e sustêm ações para a efetivação do acesso amplo, incondicional e irrestrito ao conhecimento científico, exigindo o depósito dos resultados de pesquisa financiada com recursos públicos em repositórios institucionais.
Agências internacionais que apoiam o acesso aberto:
- National Science Foundation (NSF-USA),
- Wellcome Trust (UK),
- National Institutes of Health (NIH-US),
- European Commission,
- European Research Council.
Universidades e Centros de Pesquisa: promovem o acesso aberto e exigem o depósito legal da produção científica, tecnológica e artística produzida pelos pesquisadores, implementando a política informacional da instituição.
Universidades que apóiam o acesso aberto:
- Massachusetts Institute of Technology (MIT-US),
- Harvard University (US),
- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE -Brasil).
Bibliotecas/Bibliotecários: criam e gerenciam bibliotecas digitais e repositórios institucionais, garantindo a preservação digital, os direitos autorais, o acesso aberto à comunidade e a governança da produção intelectual institucional.
Instituições que apoiam o acesso aberto:
- The Public Library of Science (PLoS),
- International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA),
- UNESCO,
- Association of Research Library (ARL).
Editores: compartilham os direitos autorais patrimoniais do documento com o autor, de modo que este possa depositar uma cópia no repositório institucional de sua unidade tornando-o de acesso público irrestrito.
Editoras que apoiam o acesso aberto:
Docentes/Pesquisadores: adotam o acesso aberto e publicam seus resultados em repositórios institucionais, aumentando sua visibilidade e impacto na comunidade.