Passaporte para a Ciência Aberta: guia prático para estudantes de doutorado

O Passport For Open Science é um guia concebido para acompanhar os estudantes de doutoramento em todas as etapas da sua carreira de investigação, qualquer que seja a sua área disciplinar. Fornece um conjunto de ferramentas e boas práticas que podem ser implementadas diretamente. Uma contribuição da organização Ouvrir la science. Esta é uma tradução livre do texto apresentado.

Preâmbulo

A ciência aberta nasceu das novas oportunidades que a revolução digital ofereceu para a partilha e divulgação de conteúdos científicos. Consiste essencialmente em tornar os resultados da pesquisa acessíveis a todos/as, eliminando quaisquer barreiras técnicas ou financeiras que possam dificultar o acesso às publicações científicas. Envolve também a abertura de “caixas pretas” dos pesquisadores contendo os dados e métodos utilizados pelas publicações para os partilhar tanto quanto possível.

Escolher a ciência aberta significa, antes de tudo, afirmar que a pesquisa que é financiada principalmente por fundos públicos deve comunicar os seus resultados ao público com o máximo de detalhe possível.

A abertura é uma condição necessária para a reprodutibilidade dos resultados científicos e para a garantia de pesquisas mais bem documentadas e fundamentadas. A partilha reforça a natureza cumulativa da ciência e incentiva o seu progresso.

A ciência aberta e transparente também ajuda a aumentar a credibilidade da pesquisa na sociedade e a crise sanitária de 2020 lembrou-nos, de fato, a importância desta questão. Por último, a ciência aberta é portadora de um movimento profundo no sentido da democratização do conhecimento em benefício das organizações, das empresas, dos cidadãos e, em particular, dos estudantes. para quem o fácil acesso ao conhecimento é condição de sucesso.

As políticas de ciência aberta têm agora apoio ao mais alto nível. São apoiadas pela União Europeia, que exige acesso aberto a publicações e dados para as pesquisas que financia e, desde 2021, define a ciência aberta como um critério de excelência científica.

As políticas de ciência aberta também são apoiadas mundialmente pelo G7 e pela UNESCO. Em França, o Primeiro Plano Nacional para a Ciência Aberta, lançado em 2018 pelo Ministério do Ensino Superior e da Investigação, foi reforçado por um segundo plano, em 2021, que afirma as suas ambições através de múltiplas iniciativas.

Todos os membros do ecossistema de pesquisa, através dos seus compromissos e práticas, incorporam e dão vida à ciência aberta. Ao começar a preparar o seu doutoramento – a última fase da sua formação e a primeira fase da sua vida profissional – junte-se ao movimento da ciência aberta e utilize este guia para iniciar uma conversa também dentro das suas redes de pesquisa.

O Passaporte para a Ciência Aberta é um guia concebido para acompanhá-lo/a em qualquer área de estudo, em todas as etapas da sua pesquisa, desde o desenvolvimento da sua abordagem científica até à divulgação dos resultados da sua investigação. Fornece um conjunto de ferramentas e melhores práticas que podem ser implementadas diretamente e destina-se a pesquisadores de todas as disciplinas.

Esperamos que este guia o/a motive e forneça os meios para concretizar as ambições da ciência aberta, partilhando os resultados e dados da sua investigação com o maior número de pessoas possível.

Marin Dacos
Coordenador Nacional de Ciência Aberta
Ministério Francês de Ensino Superior e Pesquisa

PLANEJANDO UMA ABORDAGEM ABERTA DE TRABALHO