Gravação do Webinar “Rumo a uma transição transparente para o acesso aberto: o cenário atual de dados” está disponível

O Grupo de Trabalho de Acesso Aberto da LIBER organizou o webinar para conhecer as conclusões de dois estudos recentes publicados sobre os aspectos financeiros da transição para o acesso aberto e para realizar uma mesa redonda de discussão sobre as implicações nas estratégias de acesso aberto das bibliotecas no futuro.

Contexto

Muitas bibliotecas de pesquisa estão em processo de reconsideração de sua estratégia de acesso aberto, incluindo o afastamento de grandes acordos.

Nessas discussões, informações empíricas sobre investimentos atuais em acesso aberto e efeitos no cenário de publicação podem fornecer informações úteis para bibliotecas que consideram como elas apoiam o acesso aberto, tanto em negociações com editoras quanto por meio de outras formas de apoio, por exemplo, para acesso aberto diamante.

Ambos os estudos são baseados inteiramente em dados abertos, destacando o potencial das informações de pesquisa aberta para análise transparente de desenvolvimentos em publicação acadêmica e para informar decisões de bibliotecas.

Tomadas em conjunto, essas duas palestras também mostram lacunas no monitoramento da transição do acesso aberto.

O webinar teve como facilitadora a Dra. Birgit Schmidt, Chefe do Knowledge Commons da Biblioteca Estadual e Universitária de Göttingen.

Palestrantes:

Bianca Kramer, analista de pesquisa independente da Sesame Open Science. Seu trabalho se concentra em ciência aberta, metadados abertos e infraestrutura aberta.

Publicação científica na Europa – desenvolvimento, diversidade e transparência de custos.

Este relatório, que foi encomendado pela Comissão Europeia, investiga a (falta de) informação sobre os aspectos financeiros do acesso aberto, incluindo a natureza e a transparência dos “acordos transformadores” com editoras. Inclui também uma análise dos padrões de publicação em 27 países da UE (+ Reino Unido, Noruega e Suíça), com um foco especial no acesso aberto diamante e na publicação em revistas de acesso aberto não incluídas no DOAJ, e contém recomendações direcionadas para estados-membros, instituições e bibliotecas para aumentar a transparência (e encorajar as editoras a fazê-lo).

Najko Jahn, analista de dados da Biblioteca Estadual e Universitária de Göttingen, Universidade de Göttingen. Seu trabalho se concentra na análise da comunicação acadêmica.

Quão abertos os periódicos híbridos são incluídos em acordos transformadores?

Este preprint fornece uma análise do desenvolvimento do acesso aberto por meio de periódicos híbridos – e as limitações desse desenvolvimento. Com base em dados sobre acordos transformadores que abrangem 12.000 periódicos híbridos, ela mostra a aceitação variável entre editoras e países. Embora alguns países europeus tenham conseguido aumentar substancialmente sua participação no OA por meio desses acordos, os níveis atuais de implementação não indicam uma transição em larga escala da publicação baseada em assinatura para o OA completo.

A Gravação está disponível no canal Youtube da LIBER Europe no link: https://www.youtube.com/watch?v=GntvCP46UjM

Publicado em Acesso Aberto, Eventos Internacionais, Notícias Marcado com: , , , ,