Estudo destaca impacto social da Ciência Aberta

Um novo estudo explorando o impacto social da Open Science acaba de ser publicado no periódico Royal Society Open Science . Este resultado-chave do  projeto PathOS visa preencher uma lacuna significativa na compreensão de como a Open Science impulsiona benefícios sociais. 

O estudo, liderado pelo Open and Reproducible Research Group (ORRG) sediado na Know-Center GmbH , sistematicamente analisou evidências publicadas do impacto social da Open Science.

Usando a extensão PRISMA para Scoping Reviews, os pesquisadores identificaram 196 estudos, demonstrando impacto em áreas-chave, incluindo educação, clima, meio ambiente e engajamento social.

Esclarece-se que a discussão do impacto social é amplamente especulativa por natureza, centralizando o argumento de que o OA resulta em maior engajamento público com resultados de pesquisa, na ausência de qualquer evidência para apoiar essa afirmação. As descobertas enfatizam a necessidade de mais evidências, particularmente em política, saúde e confiança pública na pesquisa.

As principais conclusões do estudo incluem:

  • Ciência Cidadã : A maioria dos estudos identificados se concentrou na Ciência Cidadã, mostrando impacto social significativo em educação e conscientização, ação climática e ambiental e engajamento comunitário.
  • Acesso Aberto : Vários estudos destacaram o papel do Acesso Aberto na democratização do acesso à pesquisa e na melhoria do conhecimento público.
  • Dados abertos/FAIR e código/software abertos : evidências limitadas foram encontradas sobre o impacto social de dados abertos/FAIR e código/software abertos, indicando uma área crítica para pesquisas futuras.
  • Política e saúde : houve uma notável falta de evidências sobre o impacto da Ciência Aberta na formulação de políticas e na saúde pública, ressaltando a necessidade de estudos mais direcionados nesses domínios.

A Dra. Nicki Lisa Cole, Pesquisadora Sênior do Know-Center e autora principal do estudo, comentou: “Nosso estudo demonstra que a Ciência Cidadã e outras formas participativas de pesquisa baseadas na comunidade beneficiam a sociedade de várias maneiras, desde a melhoria da biodiversidade, fortalecimento do monitoramento ambiental até o aumento do conhecimento tópico e das habilidades científicas entre o público.

Esses são resultados encorajadores.

Financiadores e líderes institucionais devem tomar nota e investir mais nesse tipo de pesquisa se quiserem garantir que a pesquisa científica beneficie a sociedade.

Ao mesmo tempo, o estudo mostra a necessidade de estabelecer o benefício social da grande quantidade de recursos – tempo, pessoal e financiamento para treinamento e infraestrutura – que foram investidos em dados abertos. A recompensa ainda não foi estabelecida por meio da pesquisa. Isso não quer dizer que não esteja lá, mas que ainda precisa ser provado.”

O projeto PathOS visa avançar a compreensão e a implementação da Ciência Aberta para aumentar seu impacto social. Mais informações sobre o PathOS podem ser encontradas em PathOS Project .

O Open and Reproducible Research Group (ORRG) na Know-Center GmbH foca em promover transparência, acessibilidade e reprodutibilidade em pesquisa científica. Saiba mais sobre o ORRG em Open and Reproducible Research Group .

Link: https://pathos-project.eu/new-study-published-on-societal-impact-of-open-science-in-royal-society-open-science

Referência

COLE, Nicki Lisa; KORMANN, Eva; KLEBEL,Thomas; APARTIS, Simon; ROSS-HELLAUER, Tony. The societal impact of Open Science: a scoping review. Royal Society Open Science, v. 11, n. 6, 27 June 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1098/rsos.240286 Acesso em: 04 jul. 2024

Publicado em Ciência Aberta, Notícias