A Ciência Aberta (CA) como proposta transversal para a gestão da pesquisa e publicação científica tem sido fortemente promovida em todo o mundo, o que se reflete no fato de diversos organismos internacionais procurarem criar recomendações e consensos sobre a forma como os resultados da Pesquisa são gerenciados, que abordagens e modelos neste âmbito são adotados por instituições de ensino e pesquisa.
Este livro compila trabalhos de diferentes visões e contextos da CA, apresentando experiências e abordagens críticas latino-americanas que pretendem mostrar não apenas alguns dos eixos ou áreas de atuação da CA, mas também as respostas de diferentes países e instituições. Assim, inclui trabalhos sobre dados abertos, recursos educacionais abertos, divulgação científica, fundamentos da CA e propostas de atenção à CA da região.
O trabalho representa um bom equilíbrio e reflexo dos esforços da América Latina em geral, e do México em particular, para atender aos projetos da CA e compartilhar soluções inovadoras, acessíveis e relevantes que respondam às tendências globais, bem como às necessidades locais.