Os representantes da Plataforma Africana de Ciência Aberta , AmeLICA , COOTION S, OA2020 e SciELO – cinco das principais iniciativas mundiais de Acesso Aberto – se reuniram em 1º de maio de 2019 durante a reunião anual do Conselho Global de Pesquisa em São Paulo, Brasil. Eles estão unidos em sua missão comum de tornar o conhecimento disponível e acessível onde quer que possa ter o maior impacto e ajudar a resolver os desafios da humanidade, independentemente de onde foi produzido.
O efeito combinado das cinco iniciativas gerou um novo impulso na busca do acesso aberto universal, completo e imediato.
As cinco iniciativas afirmam conjuntamente que:
- Eles consideram que o conhecimento acadêmico e científico é um bem público global. Quando gerado por fundos públicos, o livre acesso a ele é um direito universal.
- Eles compartilham um objetivo final comum: fornecer acesso aberto universal, irrestrito e imediato a informações acadêmicas, incluindo o uso e reutilização por seres humanos e máquinas.
- Eles compartilham a crença de que esse objetivo comum pode ser alcançado através de uma variedade de abordagens.
- Eles buscarão pontos de alinhamento entre suas abordagens e maneiras de cooperar para alcançar o objetivo compartilhado.
- Eles buscam um diálogo ativo com todas as partes interessadas, incluindo pesquisadores, financiadores de pesquisa, universidades, bibliotecas, editores, sociedades instruídas, governos e cidadãos para levar em conta a diversidade da comunidade acadêmica global.
Vamos tornar o Acesso Aberto uma realidade!