A tendência em direção à ciência aberta / academia aberta está se fortalecendo e se expandindo. A pandemia COVID-19 tornou a academia aberta uma prioridade para os governos e a comunidade de pesquisa em todo o mundo e há um reconhecimento crescente sobre a necessidade de maior equidade nas comunicações acadêmicas, conforme destacado no projeto de recomendações da UNESCO, desenvolvido por consenso por mais de 100 países membros.
Esta é uma tradução livre da matéria intitulada COAR announces strategy to modernize the global repository network [1], com acréscimo de informações da matéria intitulada Notify: Repository and Services Interoperability Project [2] e do documento Modelling Overlay Peer Review Processes with Linked Data Notifications [3].
Repositórios de acesso aberto e a rede global de repositórios representam infraestrutura crítica para ciência aberta / academia aberta.
Os repositórios de Acesso Aberto (em inglês Open Access) aumentam a equidade e a diversidade, porque são localizados e podem atender às necessidades de diferentes usuários, e têm maior probabilidade de ser sustentáveis e persistentes porque geralmente são gerenciados por instituições de pesquisa de longa duração e suas bibliotecas. Apesar da ampla adoção de repositórios em todo o mundo, muitos lutam com a baixa visibilidade em sua comunidade de pesquisa, estão executando versões antigas de plataformas de software e / ou têm falta de pessoal [1].
E com as novas funcionalidades significativas sendo introduzidas por meio da Iniciativa de Repositórios COAR Next Generation e do Projeto COAR Notify , os repositórios estão posicionados para assumir um papel ainda mais amplo no cenário das comunicações acadêmicas.
Para aproveitar esse momento, a COAR * está lançando uma estratégia internacional para modernizar os repositórios.
Em 28 de janeiro de 2021, COAR lançou o Notify: Repository and Services Interoperability Project [2]. O objetivo deste projeto é desenvolver uma abordagem padrão e interoperável que vinculará revisões e endossos de diferentes serviços com os resultados de pesquisa alojados na rede distribuída de servidores de pré-impressão, arquivos e repositórios.
O COAR já desenvolveu um modelo proposto para vincular (bidirecionalmente) recursos mantidos em repositórios com recursos relacionados mantidos em serviços de rede usando uma abordagem distribuída orientada a mensagens com base em W3C Linked Data Notifications (LDN). O modelo COAR é descrito e ilustrado Modelling Overlay Peer Review Processes with Linked Data Notifications [3].
Este projeto envolve trabalhar com parceiros no sentido de:
- Auxiliar no desenvolvimento de implementações de referência dos casos de uso identificados envolvendo repositórios e serviços em rede
- Apoiar a colaboração de alto nível para alinhar o desenvolvimento nos diferentes projetos de implementação
- Apoiar e incentivar a ampla interoperabilidade estabelecendo práticas comuns, normas e convenções da comunidade
- Envolver-se com comunidades de desenvolvimento relevantes (por exemplo, repositórios importantes e plataformas de serviço) para obter suporte com a implementação
- Estabelecer fluxos de trabalho a serem seguidos pelos parceiros
- Desenvolver um Vocabulário Controlado [3].
Para que essas interações aumentem de um único sistema para a interação do sistema e sejam adotadas em uma rede distribuída de repositórios e serviços de revisão por pares, é necessário definir e adotar um vocabulário controlado que padronizará as solicitações e respostas entre o repositório e o serviço de sobreposição [3].
Os resultados deste trabalho serão amplamente compartilhados com a comunidade para que as tecnologias e convenções possam ser adotadas por todos os repositórios e serviços interessados. Deve-se observar que, embora este projeto esteja se concentrando em casos de uso de revisão por pares, essas tecnologias podem ser usadas para oferecer suporte a uma ampla variedade de interações entre repositórios e serviços de valor agregado [2].
Essa estratégia, que foi lançada em 6 de julho de 2021 com uma reunião de parceiros nacionais e regionais interessados, ajudará os repositórios a posicionar para abraçar seu novo e amplo papel no cenário das comunicações acadêmicas. Trabalhando com parceiros-chave em cada região e país, a estratégia desenvolverá planos individualizados para cada país e região participantes – planos que serão altamente adaptados ao contexto local e abordarão os desafios mais salientes e agudos de cada país [2]
O encontro contou com a presença de participantes da África, Austrália, Canadá, China, Japão, Coréia, Europa, América Latina e Estados Unidos. A estratégia e os planos serão desenvolvidos de julho a setembro de 2021. Em seguida, a COAR trabalhará para ajudar cada país e região participante a implementá-los.
== NOTA ==
*A COAR, Confederação de Repositórios de Acesso Aberto, é uma associação internacional que reúne repositórios individuais e redes de repositórios para construir capacidade, alinhar políticas e práticas e atuar como uma voz global para a comunidade de repositórios. Saiba mais: https://www.coar-repositories.org/
== Referências ==
[1] CONFEDERATION OF OPEN ACCESS REPOSITORIES. COAR. COAR announces strategy to modernize the global repository network. July 19, 2021. Disponível em: https://www.coar-repositories.org/news-updates/coar-launches-strategy-to-modernize-the-global-repository-network/ Acesso em: 20 jul. 2021.
[2] CONFEDERATION OF OPEN ACCESS REPOSITORIES. COAR. Notify: Repository and Services Interoperability Project. COAR, July 2021. Disponível em: https://www.coar-repositories.org/notify-repository-and-services-interoperability-project/ Acesso em: 21 jul. 2021.
[3] WALK, Paul; KLEIN, Martin; VAN DE SOMPEL, Herbert; SHEARER, Kathleen. Modelling Overlay Peer Review Processes with Linked Data Notifications. COAR, Oct. 2020. Disponível em: https://comments.coar-repositories.org/ Acesso em: 21 jul. 2021. Opção formato PDF disponível.