O movimento de acesso aberto fez muitos esforços louváveis nos últimos 20 anos, mas o progresso é lento e ainda estamos a décadas de alcançar o ambiente de informações abertas previsto. Pior, mesmo enquanto as novas estratégias de OA avançam, as maiores editoras tradicionais estão fortalecendo seus paywalls e extraindo receitas crescentes por meio de aumentos anuais no preço das assinaturas e publicação híbrida (duplo mergulho). Para finalmente tornar o acesso aberto o padrão na publicação acadêmica, precisamos tomar ações coletivas e alienar assinaturas , a fim de investir no acesso aberto .
Se você concorda que
- Os pesquisadores devem ter pleno direito de compartilhar seu trabalho e liberdade de publicação nos periódicos de sua escolha e participar dos serviços de publicação que desejarem,
- O atual modelo de assinatura, com suas paredes de pagamento cada vez maiores, é uma barreira insustentável para o pleno êxito da pesquisa científica e os objetivos fundamentais do acesso aberto,
- A publicação acadêmica deve ser apoiada por modelos de negócios economicamente sustentáveis e transparentes e liberada das restrições de um sistema obsoleto de disseminação,
incentive sua instituição ou organização a endossar a manifestação de interesse do OA2020, afirmando estes princípios:
- Nosso objetivo é transformar a maioria dos periódicos acadêmicos atuais de assinatura para publicação em OA, de acordo com as preferências de publicação específicas da comunidade. Ao mesmo tempo, continuamos a apoiar formas novas e aprimoradas de publicação de OA.
- Continuaremos esse processo de transformação convertendo os recursos atualmente gastos em assinaturas de periódicos em fundos para apoiar modelos de negócios sustentáveis de OA. Dessa forma, pretendemos reorganizar os fluxos de caixa subjacentes, estabelecer transparência com relação a custos e possíveis economias e adotar mecanismos para evitar barreiras indevidas à publicação.
- Convidamos todas as partes envolvidas na publicação acadêmica, em particular universidades, instituições de pesquisa, financiadores, bibliotecas e editores a colaborar em uma transição rápida e eficiente para o benefício da bolsa de estudos e da sociedade em geral.
Por favor, devolva o formulário assinado para contact@oa2020.org . Uma lista completa dos signatários do OA2020 pode ser encontrada aqui .
As instituições e organizações que endossam a Manifestação de Interesse do OA2020 prometem prosseguir a transformação em larga escala dos diários acadêmicos de hoje convertendo os fundos atualmente gastos em assinaturas em fundos para dar suporte aos modelos de publicação de Acesso Aberto, de acordo com suas próprias preferências de publicação.
Como as bibliotecas atualmente gerenciam as despesas de assinatura e as negociações com os editores, elas desempenharão um papel de liderança na concepção e implementação do roteiro de sua instituição, com o apoio e o envolvimento de professores e administração.
Abaixo estão algumas etapas que podem ser úteis na criação de seu próprio roteiro para impulsionar a transformação em seu contexto local e causar impacto em escala global. Também mostramos aqui alguns exemplos de roteiros de transformação do OA2020 já em andamento.
- Onde estão as decisões sobre a distribuição de fundos que cobrem as assinaturas feitas e quais etapas são necessárias para reorganizar seu fluxo?
- Você faz parte de um consórcio que pode coordenar e otimizar processos e negociações para obter o máximo impacto?
- Sua biblioteca possui uma estratégia de aquisições que visa aproveitar as oportunidades de acesso aberto?
- Sua instituição possui uma Política de Acesso Aberto que suporta a transição de comunicações acadêmicas para o Acesso Aberto?
- Quais canais podem ser usados para obter consenso com professores e administração?
- Quais etapas, recursos e autorizações são necessárias para reorganizar o suporte da biblioteca a novos fluxos de trabalho do OA.
- Reúna dados sobre as tendências de publicação dos pesquisadores da sua instituição:
- Distribuidora e distribuição de periódicos,
- Compartilhamento da publicação de acesso aberto x publicação paga,
- Parte da autoria correspondente.
- Reúna dados sobre as transações financeiras por trás das publicações de OA dos pesquisadores e compare-os com as despesas de assinatura no editor e, se possível, no nível da revista.
- Estabeleça critérios mais robustos para avaliar o valor de suas assinaturas atuais incorporando dados de citações (ou seja, quais periódicos são seus pesquisadores citados em suas próprias publicações), dados de publicação (em quais periódicos seus pesquisadores publicam) nos relatórios do COUNTER JR5 e outros critérios relevantes para sua instituição.
- Entenda quanto do conteúdo atualmente inscrito está disponível como acesso aberto por meio de fontes alternativas.
- Crie um caso de negócios para apoiar seu plano de transformação (desinvestimento de assinaturas e investimento em acesso aberto) com base nas evidências reunidas em seus exercícios de análise e avaliação.
- Pesquise suas comunidades de autores para avaliar seu entendimento dos benefícios da publicação em Acesso Aberto e obter informações sobre as necessidades de suporte de publicação contextual e específicas da disciplina.
- Realize campanhas de divulgação para aconselhar professores e pesquisadores sobre seus direitos, opções, oportunidades de impacto, políticas locais e os serviços de suporte de publicação disponíveis para eles.
- Apresente seu caso de negócios ao corpo docente e à administração, consultando e aconselhando-os ao criar seu plano de transformação.
- Definir critérios para custos de publicação “justos”, alinhados à disciplina e às perspectivas contextuais.
- Prepare-se para reorganizar a estrutura do orçamento e modelar novos esquemas de financiamento, por exemplo:
- Estabelecer fundos para apoiar iniciativas locais e regionais de publicação de OA
- Criar publicação de OA e esquemas de co-financiamento
- Estabelecer mecanismos para monitorar custos e garantir a transparência.
- Calcular e alocar (ou proteger) recursos para cobrir os custos de transição.
- Adote estratégias para alienar as assinaturas, de acordo com as preferências locais, por exemplo:
- Implementar uma redução gradual nas despesas de assinatura
- Incorpore elementos de acesso aberto por meio de contratos de licença transitórios
- Participe de revisões de assinaturas e cancelamentos de “grandes negócios”
- Adote estratégias para investir na publicação de acesso aberto, por exemplo:
- Desviar fundos de assinatura para modelos de publicação de acesso aberto, como:
- publicação cooperativa
- arquivos de disciplina
- iniciativas institucionais e regionais de publicação
- associações
- Veja alguns exemplos aqui.
- Desviar fundos de assinatura para modelos de publicação de acesso aberto, como:
- Conecte pesquisadores e editores de acesso aberto puro e iniciativas de publicação por meio de acordos institucionais centrais de nível de serviço
- Endossar a iniciativa Open Access 2020 e assinar a manifestação de interesse do OA2020.
- Participe ativamente da rede OA2020 e de outras iniciativas internacionais que impulsionam a transição para o acesso aberto em escala global.
- Participe de negociações entre instituições ou consórcios para obter um envolvimento mais impactante dos editores em contratos de publicação de acesso aberto para controlar os preços.
- Advogar por mandatos e infraestrutura de financiadores / governos para apoiar o cenário aberto das comunicações acadêmicas.
- Invista em plataformas e serviços de acesso aberto que atendam às necessidades e objetivos de seus pesquisadores.
Enquanto continua a apoiar formas novas e aprimoradas de publicação de OA, a Iniciativa OA2020 busca impulsionar o movimento de acesso aberto, transformando a maioria dos periódicos acadêmicos de hoje de assinatura para publicação de OA, de acordo com as preferências de publicação específicas da comunidade. Abaixo, há uma pequena seleção de sites onde você pode encontrar muitas informações sobre as diferentes estratégias e roteiros que as instituições estão adotando para alienar assinaturas e investir em acesso aberto , a fim de alcançar nossa visão comum.
Universidade da Califórnia, https://libraries.universityofcalifornia.edu/about/initiatives/scholarly-communication/
Estados Unidos, https://oa2020.us/tools-resources-2/
Áustria, http://at2oa.at/en/home.html
Canadá, http://www.crkn-rcdr.ca/en/institutional-mobilization-toolkit
Finlândia, https://www.kiwi.fi/display/finelib/Scholarly+publications+-+FinELib+negotiations
Alemanha, https://www.projekt-deal.de/about-deal/
Alemanha, http://oa2020-de.org/en/pages/aims/
Sociedade Max Planck, https://openaccess.mpg.de/2255290/offsetting-effects-for-the-mpg-in-2017
Japão: Roteiro JUSTICE (Aliança do Japão de Consórcios de Bibliotecas Universitárias para E-Resource) Roteiro OA2020, https://www.nii.ac.jp/content/justice_en/documents/JUSTICE_OA2020roadmap-EN.pdf
Países Baixos, http://www.vsnu.nl/Roadmap-open-access-2018-2020-English/
Suécia, http://openaccess.blogg.kb.se/english/
Suíça, https://www.swissuniversities.ch/…/Open_Access__strategy_final_DE.pdf
Conhecimento desbloqueado, https://oa2020-de.org/en/pages/KUjournalflipping/
Diretrizes, declarações e políticas de acesso aberto
Aqui está uma seleção de diretrizes, declarações e políticas de OA que podem ser úteis para definir seu próprio roteiro. Um recurso mais completo pode ser encontrado em https://roarmap.eprints.org/ .
- Kit de ferramentas da Força-Tarefa de Estratégia e Negociação da Universidade da Califórnia para negociar acordos transformadores (maio de 2019)
- Diretrizes da Iniciativa ESAC para Acordos Transformadores (2019)
- LIBER: http://libereurope.eu/blog/2017/09/07/open-access-five-principles-negotiations-publishers/ (setembro de 2017)
- Noruega: https://www.regjeringen.no/en/dokumenter/national-goals-and-guidelines-for-open-access-to-research-articles/id2567591/ (maio de 2017)
- Recomendações para a transição para o acesso aberto na Áustria (maio de 2016)
- Roteiro da Associação Europeia de Universidades sobre acesso aberto a publicações de pesquisa (fevereiro de 2016)
- Declaração da LERU para a Presidência Holandesa da UE em 2016: o Natal acabou. O financiamento da pesquisa deve ir para a pesquisa, não para os editores! (Outubro de 2015)
- Princípios da Science Europe sobre o acesso aberto a publicações de pesquisa (maio de 2015)
- Suécia: Proposta de diretrizes nacionais para o acesso aberto à informação científica (2015)
- Plano de Ação do Conselho Global de Pesquisa para o Acesso Aberto às Publicações (maio de 2013)
- Política RCUK sobre acesso aberto (2012 em andamento)
Desinvestir em assinaturas, investir em acesso aberto . Quaisquer que sejam as estratégias adotadas, à medida que as instituições afastam seus orçamentos das assinaturas e investem nos modelos de publicação de acesso aberto, a fortaleza do sistema tradicional de assinaturas fica enfraquecida.
Quase 80% das publicações acadêmicas estão com apenas um punhado de editores, e uma porcentagem crescente de instituições cujas publicações acadêmicas dependem dos editores estão adotando a estratégia OA2020 e adotando táticas para impulsionar a transformação. Com base nas tendências atuais das publicações mundiais, com compromissos de um número relativamente pequeno de instituições globais intensivas em pesquisa, poderíamos alcançar o ponto de virada de nossa meta para 2020, mas o envolvimento de instituições de todos os contextos geográficos e acadêmicos é essencial para criar um ambiente verdadeiramente aberto e apenas ambiente de informação.
Sua ação fará a diferença!