Embora tenhamos visto a porcentagem de OA aumentar rapidamente nos últimos anos, especialmente em países como China, Alemanha e Reino Unido, foi só em 2020 que mais resultados foram publicados por meio de canais de acesso aberto do que canais de assinatura tradicionais em todo o mundo. Essa percepção e as evidências são apresentadas na matéria recém-publicada no Blog do Dimensions [1].

Com o passar do tempo, a Pesquisa Aberta se torna mais claramente articulada e integrada não apenas nas ciências básicas, mas na pesquisa como um todo. A Pesquisa Aberta foi o resultado de duas mudanças em grande escala: Em primeiro lugar, a mudança fundamental na relação entre pesquisa e dados (conforme os dados se tornam mais disponíveis e volumosos, a forma como a pesquisa é realizada, a análise é realizada os resultados são comunicados teve que mudar); e, em segundo lugar, uma mudança em como se espera que as instituições públicas e privadas sejam transparentes e responsáveis. No entanto, apesar dessas forças em nível macro, a mudança tem sido difícil e o caminho para um ecossistema de pesquisa aberto leva mais de duas décadas.
Uma mensagem clara é que a mudança cultural não só leva tempo, mas requer ondas contínuas de iniciativas para manter as coisas em movimento. Em áreas do mundo onde não havia um impulso sustentado para o Acesso Aberto, o progresso não foi tão rápido quanto naqueles que continuaram a apresentar abordagens inovadoras para o progresso da mudança.
Os dados de acesso aberto no Dimensions são obtidos dos colegas da Unpaywall – https://unpaywall.org/ Enquanto Bronze e Green OA constituem uma proporção significativa de All OA, a maior parte do crescimento em OA é alimentado pelo Gold OA.
Usuários regulares do Dimensions terão notado vários desenvolvimentos importantes projetados para apoiar a pesquisa aberta e, especificamente, o acesso aberto e dados abertos. Em postagem anterior do blog, comentou-se sobre o aumento da cobertura de dados abertos em dimensões. Juntamente com a cobertura de preprints, dados de apoio e suplementares e a interligação dessas fontes com artigos publicados, Dimensions oferece uma imagem mais completa da origem e evolução da jornada de um artigo de pesquisa. Uma preocupação prática é a conformidade com os mandatos de Acesso Aberto. Em alguns países e para alguns financiadores, isso requer conhecimento de quando um artigo apareceu no domínio público em relação à data em que foi aceito para publicação após a revisão por pares. Esta data de publicação pode ser a data de aparecimento em um servidor de pré-impressão, como arXiv.org, ou como uma cópia de acesso aberto no site de um editor. Portanto, a data de aceitação, a data de publicação e as datas associadas aos preprints podem ser importantes.
Para publicações nas quais essa informação está disponível, ela agora está listada na seção Histórico do documento do registro do artigo. Junto com a versão pré-impressa vinculada, você tem a história mais completa de um artigo em um só lugar.

Se você estiver interessado em mais análises relacionadas a datas, você pode encontrar
este artigo recente , onde consideramos os tempos de submissão, aceitação e publicação durante o COVID-19 para ser de seu interesse.
== REFERÊNCIA ==