A ciência aberta é agora reconhecida como um fator-chave na melhoria da qualidade da pesquisa científica, com amplo apoio entre pesquisadores e organizações globais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) . Esta é uma tradução livre da matéria publicada pela organização The Publication Plan [1], com adição de outras mat´rias relacionadas ao tema de métodos abertos (Open Methods).
Muitas iniciativas de ciência aberta enfocam a disponibilidade de conjuntos de dados de pesquisa, ou seja, o conceito de dados abertos, mas um artigo recente pede uma abordagem aberta e transparente para relatar métodos de pesquisa também.
Em seu artigo, o Dr. David Crotty explica que, com o formato tradicional das publicações em periódicos, muitos detalhes metodológicos valiosos de um projeto de pesquisa são cortados devido aos limites de espaço. Embora seja ideal para capturar todo o fluxo de trabalho de pesquisa, os pesquisadores têm tempo limitado., Portanto, criar um registro público detalhado de todas as suas atividades diárias é irreal. No entanto, como o próximo passo para abrir os dados, o Dr. Crotty diz que o acesso às metodologias de pesquisa permitiria a validação da qualidade e precisão dos dados publicados. Ele argumenta que os métodos abertos têm pelo menos tanto potencial para reutilização quanto os dados abertos devido à sua aplicabilidade mais ampla, com os documentos sobre métodos entre os tipos de artigos mais citados. Na verdade, muitos prêmios Nobel recentes foram dados a pesquisadores que criaram abordagens científicas que foram posteriormente amplamente aplicadas por outros cientistas.
Os métodos abertos têm pelo menos tanto potencial de reutilização quanto os dados abertos, devido à sua aplicabilidade mais ampla, com artigos de métodos entre os tipos de artigos mais citados.
Os métodos abertos exigiriam a disponibilidade pública de documentação detalhada dos procedimentos usados para coletar e analisar dados, com opções que incluem:
- publicação de um artigo de métodos autônomo
- melhor uso de materiais suplementares para documentar métodos em detalhes
- documentação depositada em um repositório, como protocol.io.
Seguindo o modelo do movimento de dados abertos, a entrada de uma ampla variedade de partes interessadas será necessária para implementar métodos abertos, com padrões semelhantes (como os Princípios Orientadores FAIR ) e repositórios adequados. Seu valor precisará ser refletido por financiadores e instituições para estimular o investimento de tempo dos pesquisadores. Os editores também desempenharão um papel fundamental na normalização do paradigma dos métodos abertos para os autores, com alguns editores já tendo criado periódicos e repositórios específicos para facilitar melhores métodos de relatório.
Nas palavras do Dr. Crotty:
“Agora é a hora de seguir em frente. Simplificando, a transparência em torno das metodologias de pesquisa é essencial para impulsionar a confiança do público e resultados de pesquisa precisos e reproduzíveis. ”
======================
Outro conteúdo relevante sobre Métodos Abertos (OpenMethods) pode ser encontrado no website da PLOS [2], que afirma que:
Os métodos são importantes
A transparência cria confiança e aprofunda o entendimento.
Quando os leitores têm a oportunidade de examinar sua abordagem em detalhes, eles obtêm uma compreensão mais profunda e contextualizada dos resultados e um maior respeito pela integridade do trabalho.
A reprodutibilidade depende do detalhe
Um resumo narrativo na seção de métodos de um artigo de pesquisa muitas vezes é insuficiente para reproduzir os resultados ou adaptar uma metodologia a outro estudo. Métodos abertos detalhados facilitam a replicação e a reutilização e reduzem a quantidade de tentativas e erros ao longo do caminho.
Os métodos transcendem as barreiras
Os métodos têm potencial para adaptação e reutilização em diferentes contextos e em uma ampla gama de questões e disciplinas de pesquisa. Por esse motivo, os artigos de métodos tendem a ser altamente citados e a atrair leitores e citações por um período mais longo do que os artigos de pesquisa padrão.
Os métodos compartilhados podem assumir muitas formas, incluindo protocolos, códigos, materiais e reagentes e muito mais. Seja qual for a sua abordagem, tornar os métodos acessíveis ao público inspira confiança, facilita a reprodutibilidade e a reutilização e ajuda a manter o seu trabalho relevante.
======================
Quem também faz referência à importância dos métodos como recursos científicos é Lindsay Morton [3]. De acordo com Lindsay Morton,
Um artigo de pesquisa é um resumo ordenado de um processo complexo e tortuoso. É caracterizado por um planejamento detalhado, tentativa e erro iterativos, execução meticulosa e análise cuidadosa. Como um resumo, os artigos são inestimáveis, mas uma visão detalhada dos processos e procedimentos é necessária para realmente compreender e reproduzir a pesquisa. A documentação metodológica pública detalhada pode contextualizar os resultados, subverter o preconceito, melhorar a reprodutibilidade e aumentar a eficiência em todo o ecossistema científico. Nos últimos anos, a comunidade de pesquisa ganhou uma apreciação mais profunda do valor da documentação metodológica detalhada. Aqui está o porquê:
Métodos são pesquisas
Desenvolver uma metodologia e depois executá-la é indiscutivelmente o maior componente da pesquisa. É o dia-a-dia da ciência, o mecanismo para capturar dados que podem ser usados posteriormente para investigar uma questão de pesquisa. Dependendo do campo e da abordagem, os métodos podem assumir várias formas, desde um protocolo semelhante a uma receita a um script e um banco de dados de estímulos comportamentais. Mas sejam quais forem as especificações, um método claro e completo é a chave para executar um estudo consistente e confiável, reproduzindo o trabalho no futuro e entendendo os resultados como um leitor.
Assim como acontece com os artigos de pesquisa, o acesso restrito aos métodos cria ineficiências e retarda o progresso. Os pesquisadores gastam tempo (e financiamento) desenvolvendo abordagens semelhantes, repetindo experimentos e buscando becos sem saída, sem saber do trabalho relacionado. Procedimentos desatualizados permanecem em uso por muito tempo depois de serem substituídos porque os médicos não podem acessar os avanços mais recentes. E existe um custo de oportunidade. Os pesquisadores contam com outras pesquisas para inspiração, direção e avanço. Quando os produtos da pesquisa permanecem ocultos, novas pistas promissoras podem permanecer inexploradas. métodos são altamente transferíveis. Mais do que qualquer outro artefato de pesquisa, os métodos têm potencial para adaptação ou reutilização em diferentes contextos e em uma ampla gama de questões e disciplinas de pesquisa.
Métodos são duradouros
Os métodos são altamente transferíveis. Mais do que qualquer outro artefato de pesquisa, os métodos têm potencial para adaptação ou reutilização em diferentes contextos e em uma ampla gama de questões e disciplinas de pesquisa. Para obter evidências, não procure além da frustração frequentemente expressa dos pesquisadores com “trilhas de citação” em que uma seção de métodos de artigo cita a seção de métodos de um trabalho anterior e esse trabalho cita outro trabalho e assim por diante, muitas vezes voltando anos, ou mesmo décadas. Da mesma forma, os artigos de métodos independentes costumam estar entre as publicações mais citadas e continuam a receber citações por um período mais longo do que os artigos de pesquisa padrão.
== REFERÊNCIAS ==
[1] THE PUBLICATION PLAN. Should open science focus more on open methods? July 20, 2021. Disponível em: https://thepublicationplan.com/2021/07/20/should-open-science-focus-more-on-open-methods/ Acesso em: 05 ago. 2021
[2] PLOS. Open Methods chart the way. Disponível em: https://plos.org/open-science/open-methods/ Acesso em: 05 ago. 2021.
[3] MORTON, Lindsay. Methods as a scientific asset. The PLOS Blog, July 6, 2021.
Disponível em: https://theplosblog.plos.org/2021/07/methods-as-scientific-asset/ Acesso em: 05 ago. 2021.