Manual de Indicadores de Ciência Aberta (OS)

Um dos principais resultados do PathOS é a criação de um Manual de Indicadores de Ciência Aberta (Open Science OS). Esta é a primeira edição preliminar.

Em vez de criar um livro que ninguém lê ou onde ninguém consegue encontrar nada, criamos um site amigável e fácil de navegar em https://handbook.pathos-project.eu

O Manual de Indicadores de Ciência Aberta não cobre apenas vários aspectos da medição da Ciência Aberta em si, mas também investiga a reprodutibilidade e o impacto. Se um indicador puder ser prontamente operacionalizado, pretendemos fornecer receitas prontas para apoiar a sua implementação. Mesmo que um indicador ainda não possa ser facilmente operacionalizado, poderemos incluí-lo no manual, se o considerarmos suficientemente relevante para a Ciência Aberta.

No PathOS adotamos uma abordagem causal e adotamos a mesma abordagem na elaboração deste manual.

Um desafio fundamental é distinguir o impacto da Ciência Aberta do efeito que tornar algo Aberto tem nesse impacto. Por exemplo, uma ferramenta de código aberto pode ser lançada como código aberto e mostrar uma aceitação substancial pela indústria. Pode-se então dizer que esta ferramenta tem algum impacto econômico.

No entanto, não é evidente como esse impacto é afetado pelo fato de a ferramenta ser Open Source. Possivelmente, a ferramenta poderia ter tido uma aceitação semelhante pela indústria se não fosse lançada em código aberto.

Na verdade, muitas vezes é bastante desafiador estimar o efeito causal de tornar algo Aberto. Neste Manual de Indicadores de Ciência Aberta, pretendemos enfrentar este desafio e evitar sugerir indicadores para os efeitos causais da Ciência Aberta. Incluiremos um capítulo sobre algumas dessas questões-chave em torno da causalidade, das quais esperamos que os pesquisadores possam se beneficiar e desenvolver.

Esta primeira edição do Manual de Indicadores da Ciência Aberta (Open Science) abrange indicadores sobre Ciência Aberta e reprodutibilidade, e estamos planejando adicionar indicadores sobre impacto acadêmico, social e econômico mais tarde e ao longo da vida útil do projeto.

Mais importante ainda, o Manual de Indicadores de SO está aberto e permanecerá aberto a contribuições da comunidade. O projeto PathOS continuará a contribuir para o manual num futuro próximo e distante, mas é necessária uma comunidade para transformá-lo num recurso que continue a ser útil e relevante.

Publicado em Ciência Aberta Marcado com: , , , ,