Acesso Aberto 2020 – Relatório de Progressos

Latest update: July 09, 2020

A Open Access 2020 Initiative (OA2020) é uma aliança global de organizações acadêmicas e de pesquisa comprometidas em acelerar a transição do atual sistema de assinaturas de publicações acadêmicas para novos modelos de acesso aberto, para garantir que os artigos de pesquisa sejam publicados imediatamente e que os custos associados à sua divulgação sejam transparentes, equitativos e economicamente sustentáveis.

Aproveitando a alavancagem financeira de nossos investimentos em publicações acadêmicas, adotamos estratégias para retirar sistematicamente o suporte financeiro de locais de publicação paywalled e reinvestir esses fundos para apoiar a publicação de acesso aberto. O presente relatório fornece um resumo dos progressos alcançados desde que delegações de 37 países emitiram a Declaração Final da 14ª Conferência de Acesso Aberto de Berlim . Esta é uma tradução livre do Relatório.

OA2020 obteve consenso e forjou alinhamentos entre as principais partes interessadas do mundo

Até o momento, a manifestação de interesse do OA2020 na implementação em larga escala do Acesso Aberto a Revistas Científicas foi assinada por mais de 140 organizações de pesquisa, representando mais de 4600 instituições de todas as regiões.

 oa-coalision-2020

Na comunidade OA2020, formaram-se coalizões no nível de país, consórcio e instituição, reunindo ministérios da educação e inovação, administradores de ensino superior e pesquisa, bibliotecas e consórcios de licenciamento de recursos eletrônicos e pesquisadores em torno da mesa de negociação para abordar editores comerciais com uma voz.

Unidos no reconhecimento de que uma multiplicidade de abordagens deve ser implementada para alcançar nosso objetivo compartilhado, a Plataforma Africana de Ciência Aberta, AmeLiCA, ScieLO, COOTION S e OA2020 expressaram seu alinhamento na Declaração de São Paulo sobre Acesso Aberto .

Reconhecendo a simetria entre o financiamento da pesquisa e as organizações que realizam pesquisas no apoio à cadeia de comunicação acadêmica, a cOAlition S expressa apoio ao OA2020 nas diretrizes de implementação dos Princípios do Plano S e, juntas, essas iniciativas funcionam em sinergia, conforme descrito na Declaração Conjunta de 9 de maio. 2019 .

Os participantes do OA2020 desenvolveram a capacidade para realizar a transição

Um grande número de nossos participantes fez grandes avanços na coleta e análise de dados para entender as tendências de publicação, rastrear despesas de assinatura e publicação e cenários de transição de modelo de custo. Para apoiar esses esforços, foi lançado um conjunto de dados do Open Access 2020 , permitindo que as organizações conduzam livremente análises para entender melhor o volume e a participação do editor nos artigos de periódicos acadêmicos pelos autores correspondentes das instituições de seus países, uma etapa essencial na preparação para uma abertura totalmente aberta. acesso futuro.

oa2020globalmarketsharewos-1024x493

Quotas de mercado de editores globais 2014 – 2018 Artigos e resenhas originais indexados no Web of Science

A ferramenta ESAC Market Watch, integrada com dados de várias fontes, está disponível online . Essas ferramentas criam transparência em torno das taxas de publicação de acesso aberto atualmente cobradas pelos principais editores comerciais, capacitando as comunidades de pesquisa com uma linha de base para determinar o que eles consideram um preço justo pelos serviços de publicação de acesso aberto para seus autores.

Estratégias levaram a um progresso importante em direção aos objetivos

Após a Declaração Final da 14ª Conferência de Acesso Aberto de Berlim, que validou os Acordos Transformadores como um método viável e eficaz para acelerar a transição para o acesso aberto, a adoção dessa estratégia aumentou consideravelmente. O Registro de Acordos Transformadores da ESAC agora conta com mais de 110 acordos, negociados em 19 países diferentes, com 27 editores de pequeno e grande porte, levando à publicação de mais de 80.000 artigos de acesso aberto imediato por ano.

oa-2020-publishers

Registro ESAC: número de acordos transformadores por dados do editor recuperados em 9 de julho de 2020

oa-2020-report

Registro ESAC: Número de acordos transformadores por país e dados do editor recuperados em 9 de julho de 2020

Os membros da comunidade OA2020 estabeleceram o Grupo de Trabalho LMIC, que está coletando informações quantitativas e qualitativas sobre a interação financeira e editorial dos países de baixa e média renda com os editores comerciais. Com esses dados, a comunidade estará em melhor posição para propor e garantir mecanismos apropriados para garantir que os estudiosos de todos os lugares se beneficiem da transição de periódicos de assinatura para acesso aberto. Leia mais sobre o trabalho deles aqui .

Os participantes do OA2020 que estão negociando acordos transformadores validaram as diretrizes da ESAC para orientar instituições, consórcios e outras entidades na natureza e nos objetivos desses acordos.

Em suas diretrizes de implementação atualizadas, a cOAlition S “incentiva fortemente instituições e consórcios a desenvolver novos acordos transformadores e só apoiará financeiramente acordos após 1 de janeiro de 2021, onde eles aderem às diretrizes da ESAC”.

Muitos da comunidade OA2020 desenvolveram princípios de negociação, roteiros e kits de ferramentas para orientar suas próprias ações e ajudar outras pessoas a construir estratégias semelhantes. Esses recursos altamente úteis são compartilhados nos sites ESAC e OA2020 .

______________________________________________

O que são acordos transformadores?


Acordos transformadores são os contratos negociados entre instituições (bibliotecas, consórcios nacionais e regionais) e editores que transformam o modelo de negócios subjacente à publicação de periódicos acadêmicos, passando de um baseado em acesso pedagiado para outro no qual os editores recebem um preço justo por seus editores. serviços de publicação de acesso aberto.

O mecanismo transformador desses acordos baseia-se no entendimento baseado em evidências de que, globalmente, a quantia atualmente paga em assinaturas de revistas, que equivale a um custo médio de 3800 Euros por artigo, é amplamente suficiente para sustentar a publicação de acesso aberto da produção global de artigos acadêmicos.

Eles visam fornecer acesso aberto universal a leitores e autores, além de conter os custos crescentes associados a periódicos com fins lucrativos. No contexto do atual cenário de publicações acadêmicas e em consonância com os objetivos da Iniciativa Open Access 2020. Eles são uma estratégia importante que preserva a liberdade acadêmica dos autores e, ao mesmo tempo, acelera a transição para o acesso aberto.

_______________________________________________

Continue compartilhando notícias sobre o progresso do Acesso Aberto.

Publicado em Notícias Marcado com: , , , , , , , , , , ,